sexta-feira, 22 de maio de 2009

Como Melhorar o Culto Já

COMO MELHORAR O CULTO JÁ

O Culto JA não é a única tarefa do Ministério Jovem, mas ocupa um lugar extremamente importante. Ele é o momento onde os jovens se desenvolvem, se abrem para toda a igreja, se envolvem e tem momentos de adoração. Diante disso, é preciso buscar maneiras de desenvolvê-lo.
Muitos líderes tratam o Culto JA como uma atividade opcional, e ai está o segredo do descrédito do programa em muitas igrejas. Alguns tratam o Culto JA como um show que só deve ser feito quando existem estrelas para participar (Um grupo, um orador, etc.).

Outros o encaram como um compromisso desgastante demais que não pode ser realizado todo o Sábado porque não existem idéias, público, colaboradores, e por isso é cansativo. Alegam que não há fôlego para um ano, sendo assim, é melhor ir devagar.

É importante pensar, porém: é justo oferecer apenas shows à igreja, e deixa-la sem programa quando eles não existem? Será justo deixar de fazer o Culto JA por considera-lo desgastante? Será que este é o único programa desgastante da igreja?

O que diríamos se um Pastor distrital decidisse fazer o culto de oração da Quarta a noite apenas uma vez por mês, ou se a equipe da Escola Sabatina fizesse seu programa quinzenalmente? Isso parece absurdo, não? E porque muitas vezes achamos que com o Culto JÁ é diferente?

Para que ele ocupe seu verdadeiro papel é preciso que o Departamental de Jovens dê a ele uma atenção especial, a ajude seus líderes, com nas seguintes questões:

PLANEJAMENTO

Para evitar confusões, tensão, falta de idéias e desmotivação da equipe JA, o segredo é gastar tempo estudando o que fazer com antecedência. Boas reuniões não acontecem por acaso. São fruto de planejamento com dedicação de tempo e esforço.

O líder JA pode organizar o planejamento dos Cultos JÁ reunindo sua equipe e montando um calendário com duas ênfases:

a. Anual - De forma geral, apenas separando as datas que não podem ser esquecidas, ou aquelas que já estão confirmadas durante o ano, para que não haja conflito com outros programas.

b. Trimestral - Definindo cada programa do trimestre. É preciso levar em conta o calendário anual e definir os temas, locais, participações e programas especiais. A reunião para definir este planejamento deve ser realizada pelo menos um mês antes do início do trimestre.

Ao organizar este planejamento, tendo em vista a realização do Culto JA semanalmente, o líder JA pode dividir estilos diferentes de programas a cada Sábado do mês, repetindo a fórmula a cada mês do ano. Por exemplo:

. 1º Sábado do mês - Culto JA com a equipe do departamento. Pode ser montado um super programa, pois é praticamente o único no mês feito integralmente em cima da criatividade da equipe JA;

. 2º Sábado do mês - Culto JA Musical - Grupo, solista ou coral convidado. Não é trabalhoso. É só convidar, promover e deixar acontecer.

. 3º Sábado do mês - Culto JA de envolvimento - Mesa redonda, seminário, dinâmica de grupo, etc., com um tema especial. Também não é trabalhoso. É só definir o tema, promover e administrar o andamento das partes;

. 4º Sábado do mês - Culto JA feito por algum departamento convidado. Existem departamentos que sempre se dispõem a fazer programas, até mais de um, se necessário, como:

. Ministério da Criança
. Ministérios da Mulher;
. Desbravadores;
. Aventureiros;
. Minnistérios da família;
. Ministérios da Saúde;
. Ministério Pessoal;
. Música;
. Ancionato;
. Diaconato;
. Pastor Distrital;
. Etc.

Você pode até argumentar, que esta forma de planejamento para o Culto JA pode fazer com que ele perca a característica jovem. Seu argumento tem lógica. Esta é uma sugestão para lhe ajudar quando há dificuldade para montar programas.

Mas, se a equipe pode preparar uma programação com a cara jovem para os 52 sábados do ano, ai sim, você tem a fórmula ideal.

Ao organizar um planejamento para o Culto JA, de forma que ele seja bem bolado, existem três passos fundamentais. Eles darão menos trabalho e mais originalidade.

Oração

Antes da seleção final do conteúdo do culto jovem, orar por orientação divina para estabelecer:

a. O propósito do programa;

b. Sua forma e conteúdo;

c. Os participantes.

Propósito

a. Qual a necessidade ou problema mais urgente que os jovens da igreja estão enfrentando no momento?

b. Como o departamento JA poderá suprir esta necessidade?

Quando a equipe JA definir as respostas para cada uma destas duas perguntas, terá alcançando o propósito principal do programa que está preparando. O programa deve ser montado colocando como base estas respostas.

Programa

É importante lembrar que é o conteúdo do programa que constrói ou destrói o culto jovem.

Para que ele seja bem construído é preciso:

. Fazer de Cristo o centro de todo o programa;

. Escrever toda a seqüência da programação e entregar cópias para a equipe JA e demais participantes;

. Longas pausas "matam" o programa;

. Apesar da prioridade espiritual, os programas também devem ser animados, atraentes e interessantes.

Ao planejar o programa que será realizado semanalmente, é preciso aplicar os requisitos abaixo. Eles darão o êxito desejado.

O FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA

Definir o formato

Para tornar o Culto JA mais eficiente e menos trabalhoso é necessário sistematizar seu funcionamento estabelecendo as partes fundamentais, de modo que seja fácil montá-lo. Por isso, você vai conhecer agora a fórmula BOLETIM.

Cada letra da palavra significa uma parte que deve ser desenvolvida durante o programa. A ordem pode ser variada sempre que desejado. O importante é não perder tempo pensando em como construir o programa.

BOLETIM é uma fórmula que envolve todas as principais ênfases e propósitos do Ministério Jovem e também do próprio Culto JA. Conheça cada uma das partes:

. Bíblia (7 min):
. Oração (5 min):
. Louvor (7 min)
. Envolvimento (10 min)
. Testemunho (7 min)
. Incentivo/informações(5 min)
. Mensagem (15 min)

Tempo Total do programa - 56 min.

Definir o tema

Deve haver sempre um motivo para a realização do Culto JA, de modo que todos possam sair orientados ao final.

Procure definir os temas que serão usados nos encontros através de:

a. Sugestões contidas na revista Ação Jovem;

b. Reuniões da equipe JA;

c. Pesquisa junto aos jovens;

d. Notícias importantes;

e. Datas comemorativas;

f. Calendário da Associação/Missão e da Igreja;

g. Consultas ao Pastor e à liderança da igreja;

h. Etc.

Propaganda

A presença dos jovens ao culto jovem é proporcional à promoção realizada, por isso é preciso caprichar. Dentre outros, podem ser utilizados estes recursos:

a. Cartaz com o título do programa;

b. Gravação bem trabalhada para ser apresentada no momento dos anúncios e ao final do culto divino;

c. Distribuição de convites criativos à saída (papéis enrolados em forma de pergaminho, guardanapos, caixas de fósforo ou outros que tenham a ver com o título do programa);

d. Anúncios feitos pelo diretor JA;

e. Colocação de um objeto que chame a atenção e tenha a ver com o título do programa em frente à igreja;

f. Cumprimentos junto à porta, ao final do culto, convidando pessoalmente os membros;

g. Etc.

É preciso evitar, porém:

a. Anúncios genéricos - Eles demonstram que a programação não foi planejada e afugentam o público;

b. Pessoas mal informadas ou despreparadas fazendo o anúncio do programa - Elas põe a perder tudo o que foi preparado.

Esforço

Todo o sucesso tem o seu preço. Não dá para acreditar no êxito fácil ou casual. A dedicação é o preço a ser pago.

O líder precisa ser o regente da equipe, coordenando o esforço de cada um em sua função e buscando a harmonia no grupo. É preciso dividir tarefas, estimular, incentivar e cobrar.

Ensaio

a. O ideal é estabelecer um horário e local para ensaios, pelo menos uma semana antes da reunião. Então, explicar a cada um a parte que deve desempenhar, supervisionar a propaganda e poupar o suor e as lágrimas dos imprevistos de última hora. É importante telefonar, avisando os envolvidos na programação e passando a eles as informações necessárias.

b. A experiência tem mostrado que programas bem ensaiados são melhores. Uma hora gasta em ensaiar uma reunião antes da sua apresentação fará maravilhas ao burilar os programas e revelar as imperfeições. Além disso, o ensaio leva cada um a se sentir à vontade, permitindo ao organizador a oportunidade de fazer sugestões para melhorar.

Participação

a. Nenhum Culto JA irá sobreviver por muito tempo se o responsável é o único que toma parte, ou ainda se o mesmo grupinho de três ou quatro jovens participa todas as semanas. As melhores reuniões são aquelas onde vários jovens, de formações ou grupos diferentes participam;

b. Definir quantos participantes serão necessários e o que vão fazer para o sucesso do programa;

c. Usar principalmente os jovens para participar;

d. Instruir os participantes quanto ao que se espera deles:
. Sentar na primeira fila;
. Cuidar para que não haja espaços vazios depois da introdução;
. Não deixar para afinar os instrumentos musicais no momento da apresentação;
. Falar com clareza e firmeza para que todos possam ouvir.

Pontualidade

a. Para iniciar o programa - Ninguém gosta de ir a um encontro onde sabe que vai ficar esperando ou assistindo a ensaios e ornamentações, e pior ainda, quando tem de esperar do lado de fora. Isto afugenta o público e desrespeita a Deus. É importante procurar manter um padrão de horário para começar e cumpri-lo.

b. Para encerrar o programa - O melhor é encerrar deixando os assistentes com o gostinho de "quero mais". No caso de prolongamento do tempo, é melhor cortar o programa e encerrá-lo, do que "queimá-lo". É melhor que a reunião seja curta e proveitosa, do que longa e cansativa. O tempo ideal para um programa é de 1h a 1h15min.

Andamento

Um dos segredos para as boas reuniões é manter "as coisas andando".

a. Não permitir que ocorram quaisquer interrupções; ou que alguma parte da programação se prolongue até que todos os presentes se sintam cansados ou entediados. O final do programa deve ser o seu clímax.

b. Não permitir que os assistentes tenham tempo entre as partes para adivinhar o que virá em seguida.

CONTEÚDO FIXO COM FORMA VARIADA

Para evitar a rotina, que tem deixado muitos Cultos JA desinteressantes e desanimadores, existem três dicas básicas:

a. Variar a ordem do programa - trocar as partes de lugar;

b. Introduzir variedades nas partes do programa - realizar as partes de sempre de forma diferentes.

c. Procurar criar atividades novas que se identifiquem com os jovens.

Algumas sugestões para ampliar às alternativas das partes básicas do Culto JA, mantendo-o dentro do BOLETIM:

Bíblia (7 min):
. Texto escolhido na linguagem de hoje;
. Versões diferentes (explicar);
. Bíblia mais antiga/nova;
. Textos difíceis;
. Pessoas falam o verso favorito e por quê;
. Curiosidades Bíblicas;
. História de como a Bíblia transforma vidas;
. Sugestões de quem lê a Bíblia com prazer;
. Leitura Bíblica:
. Um leitor;
. Dois leitores;
. Jogral;
. Quatro leitores alternadamente;
. Leitura responsiva por rapazes e moças;
. Leitura responsiva feita por um lado do auditório de cada vez;
. Leitura por família;
. Leitura ilustrada. A medida que a leitura vai sendo feita as imagens a ilustram;
. Usar um fundo musical caracterizado.

Oração (5 min):
. Oração dois a dois;
. Como orar;
. Oração silenciosa;
. Tipos de oração;
. Pedidos especiais;
. Oração na Bíblia;
. Orações respondidas;
. Oração em cadeia;
. Corrente de oração;
. Pessoa escolhida orando;
. Alguém que teve uma oração respondida;
. Oração responsiva;
. Oração em grupo ou família;
. Oração membro + visita;
. Oração cantada;
. Pedidos de oração em uma frase;
. Amigo secreto de oração;
. Orações por problemas específicos;
. Momentos de promessas sobre a oração;
. Pessoas de diferentes grupos a cada semana para orar. Avós, pais, jovens, solteiros, universitários, juvenis, etc.;
. Oração feita por três pessoas. Uma responsável pelo louvor, outra por ações de graças e a terceira pela intercessão;
. Oração infantil.

Louvor (7 min)
. Cântico congregacional;
. Música especial;
. Música com um instrumento raro;
. Monólogo - letra lida enquanto a música é tocada;
. Hino ilustrado - enquanto é cantado imagens o ilustram;
. Dados sobre música;
. Cântico novo;
. Louvor na Bíblia;
. Talento musical;
. Projeto serenata;
. Concurso musical;
. Noções elementares sobre música;
. Conhecendo instrumentos musicais;
. Hinos e cânticos conhecidos e tocantes;
. Aprender músicas e cânticos novos;
. Moças cantam uma estrofe e rapazes outra;
. Dividir o auditório em duas partes;
. Preparar história de hinos que tenham ligação com as partes apresentadas;
. Usar cânticos em ritmo marcial, hinos devocionais, etc.;
. Usar Slides, Transparências, Apresentações em Power Point, com hinos;
. Hinos em ordem alfabética (tomar por base algum hinário);
. Participação de crianças;
. Música instrumental;
. Solos;
. Duetos;
. Trios;
. Quartetos;
. Conjuntos;
. Festivais (solos ou duetos inéditos, quartetos, conjuntos, corais, etc.);
. Selecionar as músicas para evitar os exageros.

Envolvimento (10 min)
. Atividades de grupo;
. Conheça seu irmão;
. Saudação aos visitantes;
. Concursos:
. Por idades;
. Por equipes;
. Curiosidades da Bíblia;
. Devoção Matinal;
. Concurso de oratória - tema no início do programa, mensagem no final;
. Se fizer um concurso com duração além de um programa, não ultrapasse dois meses para não perder a motivação;
. Gincana:
. Entre idades;
. Equipes livres;
. Entre GAJAs;
. Divisão por sorteio:
. Atividades sugestivas:
. Dividir partes dos cultos JA entre as equipes;
. Cegos com Bíblia em Braile;
. Discurso de uma pessoa que nunca falou em público;
. Trazer ex-Adventistas;
. Trazer alguém importante da região e homenagear-lhe;
. Casal para cantar um dueto;
. Alguém que toque harpa junto com alguém que cante;
. Bíblias antigas;
. Visitas a hospitais;
. Alimentos e objetos para as Dorcas;
. Etc.
. Evite:
. Imitar a televisão;
. Torcidas dentro da igreja (Não incentive nem permita);
. Tarefas que não tenham ligação com atividades religiosas ou espirituais.

Testemunho (7 min)
. Por que sou Adventista;
. Uma benção da semana;
. História de minha conversão;
. História missionária;
. Alguém que venceu um mau hábito ou pecado;
. Jesus no dia a dia - como Jesus influencia o dia a dia;
. Testemunho em vídeo.

Incentivo/informações(5 min)
. Ano Bíblico;
. Meditação matinal;
. Lição da Escola Sabatina;
. Curso de leitura JA / Juvenis;
. Presença nos programas;
. Programas que vem aí;
. Jornal JA;
. Resultados de atividades;
. Informações:
. Interrupções planejadas;
. Recursos audiovisuais;
. Perguntas e respostas;
. Apresentar como se fosse notícia;
. Duas pessoas dando o anúncio em uníssono ou de forma alternada;
. Entregando cartão escrito no sábado pela manhã;
. Gravar em cassete a mensagem;
. Desenho num quadro negro;
. Cartaz.

Mensagem (15 min)
. Meditação;
. Ação Jovem;
. Dinâmica de grupo;
. Painel;
. Um recado de Ellen White;
. Pregador Juvenil;
. Encenação;
. Um orador;
. Alguns oradores;
. Perguntas e respostas;
. Vídeo;
. Slides;
. Entrevista;
. Mesa redonda;
. Reportagem;
. Lições objetivas;
. Debate:
. Palestrante especializado;
. Discussão entre os jovens com apresentação das definições;
. Discussão pública;
. Perguntas a um grupo preparado para responde-las;
. Temas interessantes:
. Recreação;
. Cinema/ TV/ Filmes;
. Casamento;
. Profissões;
. Amizades;
. Moda;
. Jogo;
. Sexo;
. Namoro;
. Drogas;
. Homossexualismo / Lesbianismo / Bissexualismo;
. Masturbação;
. Música;
. Pecado;
. Tentação;
. Etc.

É importante variar,também, de vez em quando, o local:
. Ar livre;
. Beira de um rio;
. Bosque;
. Beira de um lago;
. Sítio;
. Em outras Igrejas;
. Praça pública;
. Asilo;
. Na casa de um jovem;
. Em uma Creche.

Mais idéias...

Ainda existem outras idéias que podem variar, embelezar e tornar mais atrativo o Culto JA, aqui vai mais uma lista. É importante lembrar que elas sempre devem ser encaixadas dentro da fórmula do BOLETIM, e dentro do tempo designado para realizá-las:

01. Apresentação e recomendação de livros: Bons materiais de assuntos jovens.

02. Hinos favoritos: Hinos que marcaram a vida de alguma pessoa. Envolva o auditório cantando.

03. Minha Conversão: Relato ou encenação da história da conversão de alguns jovens.

04. A história de minha vida: fatos que marcaram a vida de alguém.

05. Textos favoritos: Um grupo de jovens que leia o seu texto preferido e explique o porquê.

06. Histórias favoritas: Histórias inesquecíveis para alguém relatadas à igreja.

07. Painel de perguntas e respostas: Escolha um coordenador, perguntas por escrito e um bom grupo para responder às perguntas.

08. Cartas JA: Cartas para outras sociedades JA.

09. Partilha tua fé: Os jovens saem por 30 min. a um local definido para distribuição de literatura, depois voltam para troca de experiências.

10. Dia do pai ideal - Dia da mãe ideal.

11. Programa de colportores.

12. Programa de profissões.

13. Gincana JA: De curta duração, e com tarefas espirituais ou assistências.

14. Momentos de poder: Um espaço para a comunhão e oração.

15. Jornal JA: Notícias da igreja local, mundial e da ciência.

16. Entrevistas: Com alguém que seria interessante a igreja conhecer melhor.

17. Programa da amizade: Dos homens para as mulheres e vice versa

18. Minuto profético: Explicações rápidas de profecias da Bíblia.

19. Homenagem do Dia: Aproveitar as datas importantes da semana relativas a profissões e convidar alguém abarcado por elas que não seja Adventista para ser homenageado e entrevistado. Ao final doar um "Caminho a Cristo", "Paz na Tempestade", "Terceiro Milênio", etc.

20. Conheça seu irmão: Entrevistar membros da igreja que tenham atividades religiosas ou profissionais interessantes, com o objetivo de passar orientações aos jovens. Ao final abra um espaço para as perguntas.

21. Cultura Geral: Rápidas dicas sobre natureza, plantas, astronomia, etc.

22. É importantíssimo lembrar que:
. Os jovens e juvenis devem participar nos programas.
. Os jovens gostam de colorido, ação, surpresa e variedade.
. Ano bíblico e os ideais JA devem ser promovidos a cada Sábado.

Para matar o Culto JA

Também existe uma fórmula para matar o Culto JA. É interessante ler só para ficar longe dela:
a. Começar tarde;

b. Prepara-lo de última hora;

c. Preparar o material de apoio (som, vídeo, ornamentação, etc.) no último momento;

d. Falar tão suavemente que ninguém escute;

e. Misturar o religioso com o secular;

f. Torná-lo longo demais;

g. Deixá-lo cansativo;

h. Não usá-lo para oferecer alimento espiritual

Nenhum comentário:

Postar um comentário