sexta-feira, 22 de maio de 2009

Festa Sem João com Jesus

SEM JOÃO COM JESUS
(vai ser bão a bessa sô !)

O Sem João Com Jesus é um programa que visa proporcionar aos jovens uma atividade no período junino... um período em que eles ficam muito ociosos, principalmente na noite de São João. Levando em conta que observei que outras igrejas (dessas que são renovadinhas) realizam alguns "forrós" neste período do ano... e alguns de nossos jovens acabam se misturando !! Foi ótimo para fazê-los lembrar de Jesus e esquecer de João (rsss) uma oportunidade de descontração e uma forma divertida de reunir os jovens. (algo que procuro ao máximo)

Reuni toda a direção JA e nos sentamos com o ancião e direção da igreja... achei importante deixá-los cientes de tudo que iríamos realizar e aproveitamos para pedir ajuda financeira e autorização para levarmos os equipamentos de som da igreja, cadeiras, mesas e outros materiais.Realizamos ano passado e provavelmente (dependendo de alguns fatores) vamos realizar novamente... Ele é realizado na véspera de São João... assim viramos a noite e o outro dia é feriado... para todos descansarem.

Ao chegar no sábado pela manhã na igreja os irmãos foram surpreendidos com um grande banner na fachada da igreja - com duas espigas de milho gigantes: Anunciando o evento mais inusitado já imaginado: SEM JOÃO COM JESUS... o slogan matuto que usamos serviu para dá um clima maior no programa.

Alugamos um salão de festa nas proximidades da nossa igreja. E espalhamos cartazes por todos os lugares que possam imaginar, em todas as igrejas do distrito e em quase todas as igrejas das proximidades.

Preparamos uma super decoração no salão, enfeitando com grandes folhas e palhas... Espigas de milho, chapéus de palha e quadriculados, cartazes em todas as paredes, faixas na avenida e outros. O clima era de um verdadeiro Arraial... O Arraial do Povo de Deus.

Organizamos uma Grande Equipe de Apoio, dividindo o pessoal em: sonoplastas, seguranças, coordenadores, equipe de louvor, palestrantes, recreadores, quebra-galho, portaria, caixa, e nós da Direção JA rastreando tudo, é claro.

Todos estavam uniformizados com roupas quadriculadas e um chapéu de palha, que tinha um grande letreiro escrito JESUS CRISTO. Preparamos muitas comidas típicas como: milho assado, milho cozido, canjica, pamonha, bolo de milho, pipoca... e outros lanchinhos que servimos para todos durante toda a madrugada. Vcs podem fazer como nós... pedimos ajudas das irmãs da igreja que contribuíram com os alimentos e o preparo e a igreja deu um dinheirinho para ajudar.

O programa inicia com muito louvor... deixando o jovem a vontade para louvar com palmas e coreografias dos nossos hinos adventistas (tipo cd do ano). Depois a direção JA subiu ao palco com um clima de muito entusiasmo, saudando a todos os presentes (o salão estava completamente lotado) e apresentamos um jogral.

Os jovens prepararam uma peça sobre a vida de Jesus... com cenas cômicas e outras super-espirituais. Depois vinheram mais jograis e outros textos foram expressos...

Iniciamos uma super gincana dividindo as equipes em 06 grupos, eles fizeram uma infinidade de atividades e realmente suaram a camisa... fizeram várias provas de ralação...subiram ao palco para cantar e até relataram o que o São João significava para eles.

Tivemos recadinho do coração e Ainda tivemos a escolha da Garota e do Garoto Espiga !!!!

Um dos grandes sucessos da noite foi a Super Hora Social... que envolveu a todos, inclusive os irmãozinhos da terceira idade. E se prolongou bastante... numa animação jamais vista. Sacudimos o salão. (NOTA: convidamos um grupo de jovens que já são experts no assunto para fazer)

Durante a noite, realizamos debates do tipo mesa-redonda sobre drogas, sexo, masturbação, espiritualidade, influencias, apostasia e outros. Fizemos um "Fala-Garoto" onde cada jovem podia falar, expressar suas dúvidas para os 4 palestrantes que convidamos, e ainda uma psicóloga, que também estavam presentes.

Teve muitos jogos e atividades informais... em alguns momentos deixávamos os jovens bem livres e a vontade. Lá para as 4 da manhã... apresentamos um filme de comédia (com classificação livre) para eles e todos adoraram. Dispúnhamos de um telão.

Quando o dia amanheceu reunimos todos os jovens para o centro do salão e cada um escreveu em um papelzinho (que era também em formato de espiga de milho) um pedido de transformação para sua vida. O momento ficou super-espiritual, queimamos no centro todos os pedidos, representando o Fogo Consumidor. Ao som de "Renova-me" e fizemos uma belíssima oração e após o Pai Nosso.

Servimos um café-da-manhã tropical com um buffet farto de frutas e mais frutas E a Equipe de Louvor entrou novamente, desta vez pelo salão... com muito louvor.

Gente... o programa aqui foi realmente uma benção... amanhecemos o dia e ninguém viu niguém nem piscar o olho. Não deixamos intervalos para que ninguém desviasse o pensamento ou sequer pensasse em ter sono ! Mas tudo só foi realizado porque contamos com a ajuda dos jovens, irmãos e muitos amigos.

O tema e o formato do programa, de logo choca um pouco. Mas, particularmente, eu gosto muuuuuuito de inovar. E os resultados são muuuuito positivos. No início a direção da igreja não nos deu muito crédito... sabe como é que é né... São João... pensaram logo que queríamos fazer um forró. Mas depois quando tudo se concretizou, todos ficaram muito felizes com o que viram. E contamos com a presença de todo o ancionato, a noite inteira. Todo mundo veio, só faltou nosso pastor. Todos nos apoiaram bastante.

Até hoje o pessoal comenta sobre esse programa e pede BIS, planejamos ele para 50 pessoas... mas vinheram mais de 300! Deus repetiu o milagre da multiplicação.

DETALHES
-Façam lembrancinhas para todos
-Organize bem as listas de alimentos
-Nós cobramos na bilheteria um valor de R$ 1,00 por pessoa (fica a vosso critério cobrar ou não, mas para fazer o programa se gasta um bom dinheiro)
-Invistam na decoração e na divulgação, promovam bem o evento... que todo mundo vai querer ir conferir. Já que não é comum adventista fazer este tipo de programa.

Espero que eu possa ter ajudado vcs... que tudo possa ser realizado com muita ordem e decência... e tão somente para glorificar o nome do Senhor Nosso Deus.

Um Forte Abraaaaço para Todos
MARCÍLIO ALBUQUERQUE
Paulista - PE

--------------------------------------------------------------------------
É assim... primeiro vc tem que deixar a igreja consciente que não é uma festa do mundo, a gente fez pipoca, quentão com suco de uva, bolos, rapaduras, milho verde, essas coisas que se come nessas festas e daí a gente faz uma gincana de brincadeiras tiradas dos sites adventistas jovens e um concurso para quem foi o mais brega vestido (obs. é BREGA não CAIPIRA). Neste ano anunciamos que teria fogueira na igreja (QUE ERA O FOGO DO CONSELHO NO FINAL) e pescaria, Mas apenas levamos uma vara de pescar e falamos que na verdade a pescaria já havia acontecido, pois Deus havia pescado todos para estar na festa com Ele e não nas coisas do mundo. Foi bem legal...

Um grande abraço...

Dani

--------------------------------------------------------------------------
QUENTÃO

Para ficar bom, vc pega o suco da uva de garrafa (sabe), coloca um pouco de água, laranjas partidas no meio, cravos e açúcar. Para nós é mais barato conseguir suco pq aki é a terra da uva, mas tenta fazer vai ser muito bom...

Dani
--------------------------------------------------------------------------

Olá, centralinos, como muitos haviam me pedido o programa da Festa Sem João Com Jesus, segue abaixo algumas idéias, não é bem um programa completo, mas dá uma idéia de como preparar. Ah, e se alguém tiver alguma idéia para acrescentar, por favor, fique a vontade. É sempre bom receber opiniões e sugestões, ok?

Roupa: brega, lembre-se não caipira, nem sempre o que é brega é caipira!

Alimentação: pipoca, amendoim com açúcar, milho, pinhão, quentão com suco de uva e laranja, bolos, cucas, doces, etc... ah, chá também.
Gincana: Faça brincadeiras, uma gincana bem legal, individual... sabe? obs. cuide para ter brincadeiras para as crianças também, para q elas não fiquem tristes e acabem atrapalhando os adultos.

Concurso: Faça desfile, divida por categoria, homens, mulheres, meninos e meninas e dê um prêmio para o eleito mais brega. Tenha um juri!

Foco: Ter Jesus como centro de tudo: Faça no inicio uma meditação para q os jovens tenham o coração ligado em Jesus e não nas coisas do mundo! Cantem musicas alegres tipo: A alegria esta no coração... Faça alguma dinâmica da importância de ter amigos cristãos e desse momento que estarão tendo, orem juntos e no final faça uma meditação com o pastor, cantem de mãos dadas e orem.
Não termine muito tarde e não façam fogueira para não se assemelhar demais com as festas de são joão.

No mais, deixe nas mãos de Deus e divirtam-se!

Um abraço!

Daniela

**Sugestão retirada dos arquivos da Central de Diretores JA

**OPINIÃO DO SOS LIDER JA: É uma sugestão legal, e dá pra se aproveitar muita coisa. A parte de virar a noite, assistir filme, e a venda de doces e salgados... isso tudo daí poderia ser modificado, a nosso ver e pela experiência dentro da IASD sabemos que nenhuma das três coisas é muito recomendado e/ou correto. A parte da coreografia - ainda mais com hinos - também seria dispensável... normalmente, vira bagunça. As encenações cômicas com a vida de Jesus não são recomendadas. Melhor errar pela omissão do que pelo excesso. No excesso não dá pra corrigir depois... Termine à meia noite, as atividades da social ou a mesa redonda do Fala Garoto podem substituir o filme, e os doces e salgados podem ser oferecidos pelas famílias e convidados. Não esqueçam: qualquer programação feita pela Igreja, usando o nome da Igreja, é um culto. Tem momento espiritual, tem que priorizar o testemunho. Reverência não precisa ser sinônimo de chatice. Respeito é bom e DEUS GOSTA. No mais, acreditamos que dá pra fazer uma linda e SADIA programação. Bom junho a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário